Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Felicidade Clandestina

Como todas as obras de Clarice Lispector, esta nos convida a um mergulho em nossos múltiplos mundos interiores.


A autora narra (com simplicidade e profundidade) pequenos fatos corriqueiros que podem resultar em um estágio de êxtase divino - aquele provocado pela felicidade - segundo a concepção dos personagens.
São diversos contos que mostram seres humanos e animais em diferentes situações, porém há algo em comum: o sentimento que aflora a partir de algo que até então fora proibido, renegado ou incompreendido.



"Ovo é coisa que precisa tomar cuidado. Por isso a galinha é o disfarce do ovo. Para que o ovo atravesse os tempos a galinha existe. Mãe é para isso."
(trecho do conto "O ovo e a galinha")


"Ele acabara de me transformar em mais do que o rei da Criação: fizera de mim a mulher do rei da Criação. Pois logo a mim, tão cheia de garras e sonhos, coubera arrancar de seu coração a flecha farpada. De chofre explicava-se para que eu nascera com mão dura, e para que eu nascera sem nojo da dor."
(trecho do conto "Os desastres de Sofia")

"Vai entrando. A água salgada é de um frio que lhe arrepia em ritual as pernas. Mas uma alegria fatal – a alegria é uma fatalidade – já a tomou, embora nem lhe ocorrera sorrir. Pelo contrário, está muito séria."
(trecho do conto "As águas do mundo")


Reflexão:
Quantas vezes recusamos a felicidade? E quantas vezes só a sentimos como o desenlace de uma recusa? E quantas outras vezes nos julgamos não-merecedores por sermos tão imperfeitos?










 Livro: Felicidade Clandestina
Autora: Clarice Lispector
Editora: Rocco

2 comentários:

  1. Esse livro é muito bom!
    Pegou ótimos trechos também! Pena que só dá pra selecionar alguns, né... Se fosse colocar todos os trechos interessantes, daria metade do livro, praticamente! hehe

    ResponderExcluir
  2. Sim, escolhi poucos trechos e não me alonguei no post justamente para evitar "contar" o livro!E foi uma árdua tarefa selecionar apenas alguns trechos. hehe

    ResponderExcluir